quarta-feira, 27 de junho de 2012

3.5-Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Segundo (Goodson, 2005) definir o currículo não é uma tarefa muito fácil, mas é importante  na produção de novas subjetividades no mundo contemporâneo. Daí o entendimento do currículo escolar como um caminho, um curso ou uma listagem de conteúdos que devem ser seguidos.
Nessa perspectiva, o termo está intimamente vinculado à ideia de sequencialidade e de prescrição. O desenvolvimento do currículo, no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidas no processo educacional.
A integração de tecnologias ao currículo interliga novas práticas pedagógicas proporcionando a expansão de situações de aprendizagem e englobando a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia por meio do uso da internet, softwares e web.
Usando essas tecnologias em favor da aprendizagem, é possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos e no desenvolvimento escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário